terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Defeitos congênitos de vasos sanguíneos

Defeitos congênitos de vasos sanguíneos - Coarctação da aorta

As anomalias congénitas do coração podem consistir num desenvolvimento anormal das suas paredes ou válvulas, ou dos vasos sanguíneos que entram ou saem dele. Em geral, o defeito faz com que o sangue siga um percurso anormal, às vezes sem passar pelos pulmões, onde é efectuada a sua oxigenação.

Coarctação da aorta

A coarctação da aorta é uma redução da mesma que, geralmente, se produz no ponto onde o canal arterial se une à aorta e esta gira para descer para a parte inferior do peito e chegar ao abdómen.

A coarctação reduz o fluxo sanguíneo na metade inferior do corpo e, em consequência, o pulso e a tensão arterial são mais baixos do que o normal nas pernas e costumam ser mais altos nos braços. Na maioria das
crianças, a coarctação não causa problemas.

O diagnóstico confirma-se mediante radiografias, um electrocardiograma e um ecocardiograma. Este defeito deve ser corrigido cirurgicamente nos primeiros anos da infância para diminuir a sobrecarga do ventrículo esquerdo, que deve bombear com mais força do que é normal para propulsar sangue para a aorta estreita, assim como para evitar no futuro problemas como a hipertensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário