segunda-feira, 8 de março de 2010

Doença de Buerger


Afeta os vasos sanguíneos das mãos, braços, pernas e pés, provocando inchaço (vasculitis) e impedindo a circulação do sangue. Afeta sobretudo os homens asiáticos (japoneses, coreanos, chineses do sudeste asiático, indianos, turcos, do leste da Europa)de idades entre os 30 e 40 anos. As mulheres constituem 5% dos casos. Fumar está relacionado com o aparecimento e o desenvolvimento desta doença. Esta enfermidade também pode surgir em pessoas que nunca fumaram, mas que, na maioria, podem ser fumantes passivos.

Os vasos sanguíneos se obstruem de tal forma que surgem sintomas de isquemia e a medicação terá pouco ou nenhum efeito, não há outro remédio senão um transplante de vasos para se obter uma recuperação completa. Se o paciente continuar fumando,o tratamento não terá resultado e eventualmente poderão sofrer amputações das extremidades inferiores e dos dedos. E em alguns casos, poderão até morrer, devido à coagulação na carótida e nas artérias cervicais.

O diagnóstico :
Arteriografia

O tratamento:
Colhe-se uma amostra de sangue da veia e mede-se a concentração de monóxido de carbono na hemoglobina. Se esta for superior a 1%, o paciente é considerado fumante. Se o paciente for capaz de abster-se de fumar, o tratamento então terá êxito.



Talyta Rúbia, Alciene, Kaddyja Maria, Socorro Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário