sexta-feira, 5 de março de 2010

Investigação clínica e laboratorial da hipertensão

É relativamente, bem conhecido na prática clínica que diagnosticar a hipertensão arterial é uma ação fácil de ser praticada, no entanto a preocupação médica é avaliar as lesões dos órgãos atingidos e identificar os fatores de risco para as doenças cardiovasculares, além disso, diagnosticar a causa da hipertensão arterial.
As características da hipertensão arterial é notadamente silenciosa e assintomática, quase inexistentes as queixas dos pacientes. Segundo as investigações clínicas, podemos afirmar que seus principais sintomas são dores de cabeça, tontura, falta de ar,cansaço com exercícios físicos, vista turva e, as vezes, sangramento nasal.
Outras pesquisas trazem à tona que as mulheres tem maior predisposição de ter hipertensão do que os homens, sendo que os homens tem hipertensão severa. É certo também, que pacientes de raça negra tem mais probabilidade de hipertensão e também com características severas. Podemos incluir, ainda a história familiar, que permite o diagnóstico etiológico da hipertensão essencial ou familiar.
Esta doença mostra como característica peculiar fatores agravantes que é o caso do alcoolismo, tabagismo, café, sal, gorduras saturadas e drogas em excesso. Para saber se houve lesão dos órgãos alvos é necessário avaliar o tempo de duração da hipertensão.
Para garantir uma boa avaliação é de suma importância, no exame físico, medir peso, altura, e calcular o índice de massa corporal. É também um método de diagnosticar os pacientes obesos.
Outros métodos de fundamental importância são relizados da seguinte forma: examinar as artérias carótidas e as artérias femorais para a circulação periférica. Sabe-se que ausculta cardíaca, o eletrocardiograma e o ecocardiograma avaliam o coração. O fundo dos olhos podem inclusive fornecer informações sobre os vasos retinianos. Acrescentamos ainda, a ecografia abdominal que dar possibilidade de uma melhor avaliação dos rins e supra renais, completando o exame físico.Na padronização e validação dos testes atuais que empregados para descobrir o grau de lesão dos órgãos afetados pela hipertensão e o estado geral do paciente é recomendado os exames laboratoriais como: exame comum de urina, creatina, uréia, glicose, colesterol, triglicerídeos, colesterol HDL e LDL, ácido úrico, sódio, potássio, e Co2.

Fonte: www.abcdasaude.com.br
EQUIPE :
Maria Alciene
Socorro Aline
Talita Rubia
Kaddyja Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário